terça-feira, 5 de abril de 2011

Aliança pela Vida

Jovens da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus sensibilizados pela causa ambiental realizaram no dia 08 de fevereiro o “Mergulho pela Vida”, que aconteceu no encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões, que formam o Rio Amazonas. 


O gesto também quis provocar uma reflexão do recente tombamento do encontro das águas e as 500 milhões de assinaturas que foram entregue neste dia para a Presidente Dilma Rousseff, por motivo dos grandes impactos ambientais e culturais na criação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no oeste do Estado do Pará.

Nós jovens da Pastoral da Juventude não somos contra o progresso do nosso País, mais somos contra o progresso agressivo que fere e arranca povos tradicionais de seus habitats, impondo outro jeito de viver sem nenhuma consideração com a historia e com o progresso da vida local. - Disse Jonatas Vicente, membro da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude pelo Regional Norte 1- AM/RR.

O “Mergulho pela Vida” quis chamar também a atenção para a Campanha da Fraternidade deste ano que nos chama para uma profunda e real mudança de hábito. Com o Tema Fraternidade e a Vida no Planeta e o lema “A criação geme em dores de parto”, queremos e continuaremos fazendo mobilização nacional em torno deste desafio.

Hilário Dick, que esteve em Manaus assessorando a “Semana do Jovem líder”, e esteve com os jovens neste ato, nos chamou a atenção quanto os grandes desafios que continuaremos enfrentando na evangelização, nessa região rica e cobiçada. Hilário é padre jesuíta, educador de Jovens e adultos, Doutor em Literatura brasileira e atualmente reside em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Encontro das Vidas
Oh menina!
Não me deixe ver estes ferros entrar em nossa historia
Sentir e ver mais um monstro tecnológico
Um belo encontro que o mundo deseja
Não pode ser separado por lucros
Convide-me a nos banhar, pescar e lutar por este encanto
E digo, por este encanto sou encantado
Queria que fosse só meu / Mas o artista que fez desejou ser nosso
Ah!já vejo meu sangue juntar-se à ele
Talvez por cobiça e estupidez de gente em desespero.

Jonatas Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário