terça-feira, 5 de abril de 2011

SJL FOI DEMAIS !

 

SJL - SEMANA DO/A JOVEM LÍDER , ahhh você não foi , se preocupa não que vai ter outras oportunidades para você particpar ,enfim para quem foi soube aproveitar bastante Além de jovens da Arquidiocese de Manaus, estavam presente um jovem da Diocese de Parintins e nove jovens da Prelazia de Itacoatiara das cidades de Itapiranga e Itacoatiara.
 

Os três primeiros dias foram formadas 6 turmas com em média 20 jovens por turma, totalizando 130 jovens participantes. Os temas abordados foram:
1. A Essência da PJ – Seguimento de Jesus Cristo, onde foram trabalhados a missão e identidade - assessorado por Pe. Alcimar (Assistente Eclesiástico da PJ de Manaus), Jonas Araújo, Andrea Henrique e Gustavo;
2. A Liderança de Jesus Cristo – Onde trabalhamos aspectos de liderança e sobre metodologia – Assessorados por Paulo França e Ronaldo Gomes;
3. Espiritualidade Pastoral – abordando a Figura de Jesus Cristo como o Bom Pastor que cuida de suas ovelhas como maior mística da PJ – Assessorados por Emanuel Saraiva e Edney Santos.

“A Participação da Juventude foi intensa e ver novas lideranças surgindo dos grupos de base é sempre um sinal de vida pra PJ” - comentou Emanuel Saraiva ex-Assessor Regional da PJ Norte 1.

As Orações iniciais eram finalizadas com a abertura de uma janela que trazia a mística trabalhada em cada dia. Na Segunda abrimos a janela da LIDERANÇA. Na terça a Janela da ESSENCIA. Na quarta a Janela da ESPIRITUALIDADE. Na quinta Janela da SUBJETIVIDADE e na Sexta a Janela do DESAFIO.

Recebemos a visita surpresa do Pe. Hilário Dick , SJ,  nos grupos durante as formações de quarta-feira. Ele observou a garotada, pois na quinta e na sexta iria trabalhar em forma de Seminário com toda a galera no Auditório Mãe Paula do CEFAM.

Na Quinta a galera da equipe de Liturgia trouxe a figura indígena como principal característica do povo local. Acolhemos o grande Hilário com um Toré indígena e oferecemos para ele um Cocá e um colar indígena para o mesmo fazer parte de nossa Tribo dos Amazônidas na SJL.
 
Na Sexta, Hilário abordou a questão do Desafio da Evangelização da Juventude apresentado como marco significativo o DIVINO NO JOVEM. A garotada adorou a presença dele, com várias fotografias e palavras de carinho. “É lindo que uma pessoa que trabalhe a mais de 40 anos com jovens ainda tenha tanto amor pela juventude” – comentou a jovem Marlúcia da Prelazia de Itacoatiara que esteve presente com jovens da Arquidiocese de Manaus na SJL.
No sábado e domingo era a vez dos assessores se encontrarem com Hilário Dick e terem um momento de encontro e reencontro. Os assessores poderam  partilhar suas experiencias de vida e de caminhada no acompanhamento da juventude e Hilário Dick foi a fundo na identidade e espiritualidade do ministério da assessoria.


No domingo também tivemos a gincana do jovem líder, testando os conhecimentos dos jovens participantes da semana com muita animação, música e brincadeiras.

A Semana do Jovem Líder foi um marco na história da PJ de Manaus, 130 jovens participaram ativamente das formações. A presença do pe Hilário Dick animou os assessores, que a tanto tempo estavam sem articulação, a se organizarem e formarem uma equipe para exercerem de forma profética e renovada o ministério da assessoria em Manaus.
" ELA VEM DE DENTRO DE DENTRO ELA TODA A ENERGA QUE A PJ TEM"

Nenhum comentário:

Postar um comentário